Torcicolo Congênito – Fisioterapia Salvadora

Torcicolo congênito, em termos leigos, é quando o bebê nasce com o músculo do pescocinho pinçado. Isso acontece ou por má posição dentro do útero da mãe ou por algum movimento abrupto na hora do parto.

No caso da minha filha esse problema só ficou evidente aos 2 meses de vida. A posição naturalmente confortável para ela era com a cabeça pendendo para o lado esquerdo e o rosto virado para o lado direito.

O dia em que a coisa ficou feia (agravou com uma grande crise de cólica) a levamos ao pronto-socorro. Disseram que era algum mau jeito e mandaram fazer compressas e massagem. Não resolveu.

Dias depois lá vou eu numa ortopedista (bem bruta por sinal). Ela avaliou a parte “mecânica” da Maya: ossos, músculos, tendões, tudo estava onde deveria estar. Ela me receitou alguns exercícios, massagem e compressas. Não resolveu.

Outro ortopedista (e estou falando aqui de ortopedistas tops, consultas particulares, teoricamente especializados em crianças): não é nada. Vai passar… Não é nada? Vai passar? A Maya não conseguia virar o rosto para os dois lados e quando você forçava ela chorava. O crânio dela não era redondinho parecia um trapésio pontiagudo num dos lados. O rosto estava ficando desigual. Como assim não era nada?

Graças aos céus, uma prima minha que é fisioterapeuta, que mora no interior veio à São Paulo para um curso, a examinou e diagnosticou o torcicolo congênito. Me acalmou dizendo que a fisio a curaria bastava procurar um bom profissional.

Obviamente fiz uma busca na internet e quase morri quando descobri que o torcicolo, quando não tratado adequadamente, gera sequelas na coluna da criança para toda a vida.

Comecei a busca por um bom fisio. Busquei alguns profissionais que trabalhavam com crianças mas que ou se recusavam a tratar um bebê ou quando tentavam ficava evidente que não sabiam o que fazer. Não conseguiam manipular a Maya apesar de seus protestos. Eu já estava desesperada, aí finalmente recebi uma indicação de uma super fisioterapeuta, a Dra. Elaine.

Foi o que salvou a minha filha. Por 6 meses fizemos sessões semanais de fisioterapia e ostiopatia. A melhora foi lenta mas gradual. E agora ela está ótima como se nada tivesse acontecido. Mexe o pescoço para todos os lados, olha para todos os lados, o crânio está redondinho, o rosto está perfeito. A coluna não sofreu danos.

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Silmara Borges
    jan 22, 2012 @ 00:49:48

    Oi Dri gostei disso, estou de olho em uma nova opção de trabalho, já que provavelmente teremos (prof.de ioga)que ter um curso na área da saúde!
    Estudo a possibilidade de entender processos diários e minimizar uma melhor condição para o dia a dia ser mais agradável!
    Chequei Terapia Ocupacional, estou interessada….
    Te amo e sua família tb
    Bjsil
    Fiquei encantada com sua dedicação e um T.O. poderia ajudá-la!

  2. Adri
    jan 26, 2012 @ 16:44:47

    valeu queridona. Maya se recuperou 100% com a fisio. depois vou por fotos. bjs

  3. Anny
    ago 13, 2013 @ 22:26:50

    Olá, minha filha tb tem torcicolo, você poderia me passar o contato da fisio que tratou a sua filha. Grata Anny

  4. Adri
    ago 13, 2013 @ 23:44:47

    Anny consegui
    Dra Elaine
    36244524
    Albuquerque Lins 537, cj 141, do lado do metro marechal deodoro

Deixe um comentário

